Na prefeitura de Caruaru/PE, o segmento de turismo, agora, está incorporado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Economia Criativa (Sedetec). Em 19 de janeiro, o secretário da pasta, André Teixeira Filho, participou de reunião com representantes do setor, no espaço Zé Caboclo do Museu do Barro
O encontro serviu como o pontapé inicial para que, de forma conjunta, os poderes público e privado construam e coloquem em prática o Plano de Turismo de Caruaru.
De acordo com André Teixeira, os caruaruenses e visitantes da Capital do Agreste observarão vários avanços em relação ao turismo ao longo dos próximos quatro anos. ”No seu primeiro mandato, a prefeita Raquel Lyra realizou vários investimentos, que dinamizaram ainda mais esse setor da cidade, a exemplos da revitalização do Monte do Bom Jesus, da construção do Polo Gastronômico da Feira, sem falar na Via Parque, que também vem exercendo o papel de equipamento turístico. E ainda vem muito mais pela frente em termos de obras e ações voltadas para o segmento”, ressaltou.
O objetivo da elaboração do Plano de Turismo é o de se aplicar medidas que possibilitem o desenvolvimento do setor de forma contínua e duradoura. “Esse primeiro encontro, juntamente com os donos de agências, agentes e guias, serviu para ampliarmos a nossa relação em prol do crescimento do turismo de Caruaru. De forma conjunta, trabalharemos para planejar e executar um plano que seja eficaz e perdure por vários anos, impulsionando não só o nosso turismo cultural, mas também o de negócios, o ecológico, dentre outros”, acrescentou o secretário.
Otimismo – Diante das temáticas que foram tratadas neste primeiro encontro com a Sedetec, os representantes do turismo da Capital do Agreste se mostraram animados quanto às ações que serão postas pela frente. Dentre eles, o guia Geraldo Pereira. Atuando há quase 15 anos neste setor, ele reforçou o potencial da cidade em relação a pontos turísticos. “Esse primeiro encontro com a Prefeitura nos deixou bastante animados em relação ao que virá pela frente, haja vista que estamos trabalhando de ‘mãos dadas’ para pensar e executar o turismo na cidade. Caruaru possui espaços com potenciais turísticos enormes, a exemplo de Serra dos Cavalos, Feira e Alto do Moura, que têm capacidades para gerar ainda mais receita para a economia local.”
Os assuntos tratados neste texto estão localizados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 8 - Trabalho Decente e Crescimento Econômico; 10 - Redução das Desigualdades; 12 - Consumo e Produção Responsáveis; 14 - Vida na Água e
15 - Vida Terrestre. Saiba mais aqui.