A HELM do Brasil e a Agrolend firmaram uma parceria para financiar produtores rurais em todo o território nacional com potencial de gerar mais de R$ 50 milhões de operações até o próximo ano, por meio da plataforma digital da Agrolend que oferece crédito rápido, fácil e sem burocracia, utilizando o número do CPF do produtor rural, impulsionando ainda mais os negócios da HELM do Brasil. A expectativa é que o modelo de financiamento atenda mais de 200 produtores rurais, entre vendas diretas e vendas dos seus distribuidores.
Pesquisa realizada este ano pela Confederação da Agricultura e Pecuária no Brasil (CNA) com mais de 4 mil produtores de todo o País apontou que ainda há muitas dificuldades de acesso ao crédito rural por parte de parcela considerável do setor, principalmente na agricultura familiar. Apesar da contratação acelerada de mais de R$ 190 bilhões nos primeiros 10 meses do atual Plano Safra (21/22), o excesso de burocracia continua a ser um entrave, permitindo a Agrolend inovar em seu modelo de crédito, levando uma nova experiencia ao produtor rural na sua tomada de crédito.
Entre os 4.336 entrevistados, 38% responderam que nunca acessaram nenhum tipo de crédito rural. No ano passado, 8,4% precisaram de financiamentos e tentaram obter recursos junto aos bancos ou cooperativas, mas não conseguiram. As principais dificuldades destacadas foram o excesso de “papelada” e burocracia, as garantias exigidas nas operações, a demora na liberação do crédito e a falta de informação.
Além das vendas diretas, a parceria também pretende atingir os clientes indiretos da HELM do Brasil, de forma que o distribuidor da marca participa da venda ao produtor rural, conforme explica o Head de Crédito e Cobrança da HELM do Brasil, Carlos Fernandes. Segundo ele, o crédito fornecido pela Agrolend financiará a compra de produtos da HELM para produtores de diversas culturas e segmentos como soja, milho, algodão, café, hortifrúti e etc.
Qualidade na análise do crédito
Com um aplicativo que se pluga à base de provedores de informações, a Agrolend faz uma avaliação quase instantânea para conceder o empréstimo. A fintech de crédito já tem licença do Banco Central do Brasil (BCB) como uma Sociedade de Crédito Direto (SCD).
Segundo Carlos Fernandes, o processo de análise de qualidade de crédito é simples e prático. O agricultor faz seu cadastro, em um processo que dura cerca de 3 minutos, pelo celular através de um link enviado via WhatsApp e aguarda a análise de credito em até 3 dias uteis. O processo é o mesmo para agricultores clientes da HELM ou da distribuidora.
Caso a análise do crédito, que é totalmente automatizada, for aprovada, a Cédula de Produto Rural Financeira (CPRF) é enviada para assinatura no WhatsApp do produtor. Como não há garantias reais na CPRF, esse processo é 100% digital, rápido e não há necessidade de registro em cartório. A assinatura pelo aplicativo é feita de forma moderna para o Agro, similar ao processo de abertura de contas nos bancos digitais urbanos. O tempo médio entre a solicitação de uma operação financeira e o desembolso dos recursos é de até 10 dias corridos, um período mais rápido que as alternativas existentes no setor.
Carlos destaca que a HELM do Brasil está constantemente em busca de novas ferramentas para viabilizar vendas que beneficiem os clientes. Atualmente conta vários programas de financiamento em vigor, mas nenhum é tão simples e fácil quanto o da Agrolend. “Esse modelo é extremamente inovador. O crédito é ofertado ao produtor rural de forma muito mais simples e rápida, com custo bastante adequado. É um produto financeiro que tem muito potencial de crescimento. Estamos vivenciando uma verdadeira inovação no setor”, avalia.
“A parceria com a HELM é nossa primeira com uma multinacional deste porte. A HELM é uma gigante do setor Agro, com uma marca muito reconhecida entre os produtores rurais”, comenta o co-fundador da Agrolend, Andre Glezer. Seu irmão, que também é co-fundador da fintech, Alan Glezer, completa: “A parceria entre Agrolend e HELM ajudará os produtores rurais do Brasil a aumentar sua produtividade e rentabilidade, utilizando os produtos inovadores da HELM e o financiamento sem burocracia da Agrolend”.
Para o Vice-Presidente Sênior Crop Protection Brasil, Sr. Sebastian Lüth, a parceria entre as duas empresas traz benefícios interessantes especialmente para o produtor rural. “Inovação vai além dos produtos, também são serviços”. Desta forma, a ferramenta Agrolend vai permitir, de forma simples, ágil e prática, o acesso ao crédito para que o produtor seja mais competitivo. Além da venda direta, a possibilidade das vendas indiretas via distribuidor HELM nos aproxima ainda mais dos nossos parceiros. As expectativas são ótimas”, comenta Lüth.