Empreendedor social brasileiro é eleito uma das 100 lideranças globais que unem lucro e propósito

  


Reconhecimento foi feito pela 3ª edição do prêmio MB100, criado pela plataforma Meaningful Business e apoiado pela Ernst & Young

Com mais de uma década dedicada a causas sociais, o paranaense Alexandre Amorim é uma das 100 lideranças que se destacaram em 2021, em todo o mundo, pela atuação em negócios que geram lucro ao mesmo tempo em que buscam resolver problemas da sociedade e alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS). O anúncio foi feito pela 3ª edição do prêmio criado pela Meaningful Business, plataforma global para líderes que combinam lucro e propósito.

O prêmio recebeu mais de 500 indicações de 70 países e fez a seleção com a curadoria de um painel de 21 especialistas, incluindo Nikhil Seth, Secretário-Geral Adjunto da ONU. Os 100 líderes empresariais incluem CEOs corporativos, empreendedores, microempresários, líderes de sustentabilidade e investidores de impacto de 33 países.

Segundo Tom Lytton-Dickie, fundador e CEO da Meaningful Business, os MB100 deste ano representam o melhor do que negócios, empreendedorismo e inovação social podem ser. “Essas pessoas estão dedicando seu trabalho para resolver os problemas mais urgentes do mundo, proporcionando esperança e inspiração a todos nós”.

Fomento ao empreendedorismo social

Amorim se especializou na área de empreendedorismo e inovação social em Harvard, Stanford e INSEAD. Em 2020, cofundou a AGO Social, empresa que, por meio de programas que alavancam empreendedores sociais na prática, capacitam líderes de organizações da sociedade civil e negócios sociais em temas como sustentabilidade financeira, gestão e modelagem de negócios. O objetivo é incentivar e fortalecer o ecossistema de impacto social no Brasil, setor que ganhou ainda mais destaque durante a pandemia de Covid-19 pela contribuição na geração de oportunidades e transformação socioambiental. 

“Para fortalecer o ecossistema de impacto social é necessário fomento, desenvolvimento, conexões e investimento. Esse é o trabalho da Ago Social. Ficamos muito felizes ao ver que os frutos do trabalho realizado já são reconhecidos, nos dando mais força para seguir nesse caminho e gerar ainda mais transformação social.

Outro braço da AGO Social é o investimento financeiro em negócios de impacto que estão em fase inicial. O primeiro case da AGO é a Olha o Peixe!, negócio social que conecta pescadores artesanais do litoral paranaense e consumidores. “Acesso ao capital é fundamental para consolidar empreendimentos sociais e aumentar sua escala”, finaliza Amorim, que foi eleito pelo MB100 junto a outros quatro brasileiros: Antonio Henrique Dianin (Project Company), Emily Ewell (Pantys), João Leal (Árvore) e Nathalia Arcuri (Me Poupe!).

 Sobre a AGO Social

Criada pelos empreendedores sociais Alexandre Barbosa, Araceli Silveira e Alexandre Amorim, a AGO Social é um negócio que tem a missão de construir uma sociedade de impacto social, por meio de conhecimento, capital e conexões. Oferece formação profissional para quem atua ou quer atuar com impacto social e faz investimento em negócios sociais que estão no estágio inicial, além de fornecer mentorias e acompanhamento. Mais informações em www.agosocial.com.br

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem