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ABBV mapeia o perfil dos leitores de blogs de viagem

A ABBV – Associação Brasileira de Blogs de Viagem acaba de divulgar, em parceria com a Idealis Research, os resultados da nova edição da pesquisa sobre a Influência dos Blogs de Viagem sobre o Turista Brasileiro. A nova edição da pesquisa acontece 10 anos após a divulgação da primeira, realizada em 2012, no momento que marca o 10º ano de fundação da associação.

Entre os itens que foram pesquisados está o perfil de quem lê blogs de viagem, seus hábitos de viagem, o planejamento das viagens, os hábitos de consulta aos blogs de viagem e os hábitos de compra de viagem pelos viajantes. O papel que a Internet representa na tomada de decisão do viajante na hora de escolher um destino, planejar e comprar uma viagem, também foi objeto do estudo.

“O maior desafio que tivemos foi em conseguir elaborar as perguntas, de maneira que refletissem as mudanças que a tecnologia trouxe à vida das pessoas nessa década. Em 2012 o digital ainda não estava presente tão intensamente na vida dos brasileiros e poder entender até que ponto essas mudanças interferem no comportamento do viajante era o ponto focal da nova pesquisa”, diz o Diretor de Comunicação da ABBV, Lincoln de Castro e Silva.

Se por um lado a pesquisa identificou mudanças substanciais no comportamento do viajante, principalmente com o aumento da influência do “digital” no dia-a-dia do viajante, o perfil desse viajante e de suas preferências gerais de viagem permaneceram praticamente inalteradas.


Perfil do Leitor de Blogs

A pesquisa de 2012 mostrou que o perfil dos leitores de blogs de viagem era formado em sua maioria por mulheres, jovens, de alta renda, alta escolaridade e residentes na região sudeste. 80% da amostra é formado por mulheres, entre 25 e 45 anos (69,1%). 79,3% possuem nível superior, residem na região sudeste (73%) e tem renda acima de cinco salários mínimos (61,8%).

Uma das mudanças observadas no comportamento do viajante brasileiro está na periodicidade e momento de viajar. “Percebemos um aumento da preferência por viagens fora dos períodos de férias escolares e de baixa temporada e também pela periodicidade indeterminada (sempre que possível)”, comenta a Diretora da Idealis Research, Andréa Mendes.

Outra novidade apontada na pesquisa está na procura das viagens com Pets, com 6,1% de preferência entre os viajantes. Ao responder com quem costumam viajar, a viagem em família aparece com 66%, seguida pela viagem com companheiro(a), com 55,1%. 43,7% dos entrevistados também citaram que costumam viajar com amigos.


Destinos de Viagem

A Europa continua sendo o destino preferido das viagens internacionais, com 65,9%, seguida da América do Norte (Estados Unidos e Canadá), com 41,1%. A Ásia ganhou destaque nessa nova edição da pesquisa e agora aparece como opção de destino internacional para 5,5% dos viajantes, com preferência para o Japão, Vietnã e China.

Europa e América do Norte aparecem também na preferência de destino para os próximo dois anos, com 48,2% e 15,1% respectivamente. Entre os países mais citados estão França, Itália, Alemanha Inglaterra, Portugal, Espanha, Holanda, Estados Unidos (Nova York, Miami, Flórida) e Canadá.

No Brasil, o perfil de destinos também apresentou mudanças se comparado com a edição de 2012: apesar do nordeste e cidades litorâneas ainda serem o destino preferido dos viajantes nas viagens de uma ou duas vezes ao ano, a procura das cidades históricas como destino turístico para viagens sem período definido aparece na preferência de 50,1% dos entrevistados.

Quando se pensa em periodicidade e meio de transporte, o avião continua sendo a forma que o viajante prefere para as viagens internacionais, com 95,6%. Para as viagens nacionais, o avião é citado por 52,5% e o carro por 42,1%. A média de tempo das viagens internacionais é de 23 dias enquanto as nacionais duram em média 10,5 dias.


Canais de Consulta e Planejamento das Viagens

Os Blogs de Viagem são as principais fontes sobre os destinos de viagem (53,2%). Os destinos dos sonhos (desejados) também são decisivos para a escolha da localidade de 50,8%. Indicação de familiares e amigos influencia 37,9% desses viajantes.

Com relação aos hábitos de compra de viagens, após definição do destino, 69,6% dos viajantes faz o planejamento das viagens por conta própria, com busca pela internet, reservas e compras online. 48,7% preferem fazer o planejamento sozinho e comprar pela internet ou telefone. 24,6% fazem o próprio roteiro e compram com um agente de viagens. Em números globais, 95,4% dos leitores de blog compram passagens aéreas, reservam hotéis, ingressos, passeios e experiências pela internet.

A maioria dos viajantes procura combinar viagem econômica com praticidade e conforto. Citando a segurança na compra, a maioria dos viajantes que visitaram a Europa adquiriu os serviços através de um agente de viagem. A maioria dos serviços, como passagens aéreas e hotéis, são comprados em operadoras de viagem, portais de milhas ou diretamente nos sites das cias. aéreas.


Viajantes, Leitores dos Blogs e informações compartilhadas

A pesquisa avaliou o índice de confiança dos canais de consulta sobre viagens. Os blogs de viagem mantém um alto índice de confiabilidade, com 51,1%, seguido por portais de viagens e turismo (25,5) e guias turísticos (25,4) e revistas de turismo (22,3%). 11,6% dos viajantes dizem não confiar nos “canais de famosos”, enquanto 7,3% não confiam nas informações de mídias sociais. O índice de desconfiança dos blogs de viagem é de 0,9%. 96,6% dos entrevistados diz confiar muito ou parcialmente nos blogs de viagem.

Sobre a frequência de leitura, 50,9% dos viajantes dizem consultar frequentemente os blogs de viagem, pois gostam de ler sobre viagens e destinos. Já 45,5% dos entrevistados leem os blogs de viagem sempre que estão planejando uma viagem. Apenas 2,4% dizem consultar ocasionalmente ou raramente os blogs de viagem.

A exemplo do que ocorre com jornais e revistas, alguns blogs publicam relatos ou matérias de viagens feitas a convite de empresas ou escrevem por encomenda. Perguntamos aos leitores se eles percebe quando isso acontece e o que acham dessa prática. Quase 90% têm conhecimento das matérias publicadas sobre viagens ‘patrocinadas’ por empresas, confia ou não tem nada contra a prática. A minoria (7,8%) não percebe esse tipo de publicação.

Com relação à veiculação de viagens patrocinadas, a ABBV possui um código de ética que deve ser seguido e respeitado por seus associados, que preconiza a transparência na relação dos blogs de viagem não só com os leitores, como também com o mercado anunciante.

“A publicação de qualquer material patrocinado deve respeitar o comprometimento com a veracidade das informações. A postura crítica do blog deverá sempre ser respeitada e o blogueiro não pode ser tolhido de criticar as experiências negativas em suas viagens”, ressalta o presidente da ABBV, Luciano Palumbo.


Estilo do Viajante e a Pandemia

Por fim, a pesquisa sobre a Influência dos Blogs de Viagem sobre o Turista Brasileiro não poderia deixar de lado a pandemia, que teve forte impacto nos últimos dois anos no mercado de viagem. Procuramos entender, nesse momento de retomada das viagens, como o viajante se sente com relação às viagens.

Para 59% seu estilo de viajante não mudou. 40,9% destaca falta de confiança no processo de higienização de espaços comuns, hotéis e transportes e de segurança quanto às variantes dos vírus e a vacina. É tendência a procura por viagens para lugares menos visitados, mais isolados, com serviços de hotelaria que comprovem seguir o Protocolo de Segurança contra Covid-19.

Atualmente, 50% estão seguros em relação aos protocolos de saúde e segurança. 33,7% disseram que não estão nem mais seguros nem mais inseguros. 10,4% dizem estar pouco seguros. Apenas 1,8% se dizem pouco seguros com relação a retomada das viagens.

A ABBV – Associação Brasileira de Blogs de Viagem – é uma organização sem fins lucrativos que atua na regulamentação e defesa dos interesses dos profissionais que produzem conteúdo digital com foco no turismo. Ela foi a primeira entidade de classe deste segmento na América Latina e uma das primeiras no mundo.

A ABBV conta com associados no Brasil e no exterior, como Elizabeth Werneck, Por mais um Carimbo, Ideias na mala, Existe Um Lugar no Mundo, Viajante Econômica, 6 Viajantes, Sundaycooks, Viagem e Cura e Monday Feelings, que atuam em vários nichos do turismo. A relação completa dos associados está disponível em https://abbv.net.br/blogs-de-viagem-associados/.


FICHA TÉCNICA:
Pesquisa - Perfil dos Viajantes e Leitores dos Blogs de Viagem
Estudo Quantitativo
Técnica de Survey Online, aplicação de questionário estruturado.
Universo: Viajantes e Leitores dos Blogs associados à ABBV
View pages blogs ABBV: ~7.344.800

140 blogs associados

Amostra: 2.520 respondentes
Margem de Erro: 2 pp para mais ou para menos, com 95% de nível de confiança
Período de coleta: 30.07 a 19.09.2022


Idealis Research
Programador LimeSurvey: Cristhyano Júnior
Coordenadora Operacional: Aline Rodrigues
Estatística Responsável: Lúcia Helena Cardoso
Analista Responsável: Andréa Mendes

Comunicação da ABBV: comunicacao@abbv.net.br

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