Conteúdo completo em EAD para postulantes à adoção de todo país é disponibilizado pela Pontes de Amor ; em Uberlândia, curso é presencial.
Estão abertas até 9 de junho de 2023, as inscrições para 4ª turma do Curso Preparatório para Postulantes à Adoção – EAD, exigido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente a todos os que estão no processo de habilitação para adoção. O curso, na modalidade a distância, é uma realização do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, por meio da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (EJEF) e da Coordenadoria da Infância e da Juventude – COINJ, em parceria com a Pontes de Amor e Associação Nacional de Grupos de Apoio à Adoção (ANGAAD).
“O conteúdo é da Pontes de Amor e hoje é disponibilizado para todo o Brasil, com a mesma qualidade de material, vídeo aulas, textos complementares, atividades reflexivas e testes avaliativos de desenvolvimento. O curso EAD precisa ter adesão do juiz e vale apenas para as localidades em que as comarcas não consigam ministrar presencialmente o curso. Mais de 6.500 pessoas já se beneficiaram e as devolutivas são extremamente positivas”, afirma a diretora técnica da Pontes de Amor, Sara Vargas.
Como acessar o curso
Para fazer o Curso EAD “Preparatório para postulantes à adoção” basta acessar www.siga.tjmg.jus.br e clicar em “PEDIR INSCRIÇÃO EM CURSO”. Na página de inscrições, localizar o nome da aula e em “Inscrições abertas – clique aqui”. Os campos CPF e senha, preenchidos durante o procedimento de inscrição, serão utilizados, respectivamente, para login e senha de acesso ao ambiente virtual do curso. A confirmação de acesso ao curso pode ser verificada no www.siga.tjmg.jus.br clicando no ícone “Painel do Estudante”, em até dois dias úteis após o pedido de inscrição. Para o EAD, o participante não precisa ter dado entrada com pedido na Vara da Infância e da Juventude e pode realizar seu próprio percurso de aprendizagem, devendo concluir a capacitação em até 30 dias após iniciá-la.
O curso tem carga horária de 21 horas/aula. O ambiente virtual do curso estará acessível do dia 10 de junho até o dia 30 de junho de 2023. Os participantes que não finalizarem a capacitação completa serão considerados reprovados.
Para obtenção do certificado da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes é necessário ter atingido, no mínimo, 75% de aproveitamento no total de pontos distribuídos durante o curso. Basta clicar no botão “Gerar certificado” que estará disponibilizado na seção “Encerramento do curso”.
Curso presencial
Em Uberlândia, o curso precisa ser presencial e é destinado aos que já deram entrada no processo de habilitação na Vara da Infância e Juventude. As aulas in loco começaram dia 2 de fevereiro e terminam dia 27 de fevereiro.
O projeto acontece em parceria com a Vara da Infância e Juventude – Comarca de Uberlândia e conta com a participação de psicólogos, assistentes sociais, terapeuta familiar, técnicos e o Juiz titular da Vara da Infância. O preparo dos pretendentes à adoção envolve a discussão de aspectos psicossociais e jurídicos, culturais, educativos e a reflexão sobre os preconceitos e as discriminações que permeiam o imaginário social. Os participantes recebem um certificado, porém, precisam ter participação mínima de 80% da carga horária (21 horas).
Tags
# isso é BRASIL