Dra. Edrielle Santana, dentista da GOU Odonto, explica quais são os cuidados e aquilo que deve ser pensado antes de realizar o procedimento
A busca por procedimentos estéticos odontológicos vem apresentando crescimento nos últimos anos. Segundo levantamento da companhia irlandesa Research and Markets, cerca de US$ 35,7 bilhões serão levantados até 2023, o que representa um crescimento anual de 5,59% desde 2018. Atualmente, o Brasil ocupa o 4º lugar no ranking de maiores mercados odontológicos do mundo. Desde 2017, esse mercado vem apresentado um crescimento de 300% - segundo a Sociedade Brasileira de Odontologia e Estética (SBOE).
“Procedimentos como lentes de contato, implantes dentais e principalmente o clareamento dental têm apresentado crescimento nos últimos anos. Além de restabelecer a autoconfiança, um sorriso bonito tem o poder de abrir muitas portas”, explica Dra. Edrielle Santana, dentista da GOU Odonto, rede de consultórios odontológicos com mais de 120 unidades por todo o país.
De acordo com a Dra. Edrielle, um dos procedimentos mais utilizados e mais acessíveis é o clareamento dental, porém existem ainda muitas dúvidas por parte dos pacientes. Confira abaixo seis mitos e verdades destacados pela dentista.
1- É recomendado fazer o clareamento dental sem a consulta prévia de um dentista.
Mito. Jamais deve ser realizado um clareamento dental sem a avaliação prévia de um profissional. Assim como outros procedimentos estéticos, é recomendado fazer o clareamento somente após uma análise da saúde bucal. Caso a pessoa possua algum desgaste nos dentes - ou na região próxima à gengiva - esse procedimento pode gerar algumas complicações se não tratado esses problemas. Devido a isso, antes de realizar um clareamento dental consulte sempre um dentista da sua confiança.
2- É possível prolongar o efeito do clareamento dental.
Verdade. Se a pessoa tiver cuidado com os dentes os resultados do clareamento dental podem ser prolongados. Para isso, evite alimentos e bebidas que causam o amarelamento. Entre esses podemos destacar alimentos com muita pigmentação. Nas bebidas atente-se ao vinho tinto, refrigerantes, café, entre outros.
3-O clareamento dental é recomendado para todos.
Mito. Mais uma vez a GOU Odonto ressalta a importância de consultar um dentista antes de realizar esse procedimento. Grávidas, lactantes, pessoas com doenças periodontal, menores de 12 anos, pacientes com sensibilidade nos dentes, que possuam muitas restaurações dentárias ou retrações na gengiva, podem ter algumas complicações ou restrições para realizar o clareamento. É necessário uma avaliação prévia para que o procedimento seja realizado de forma segura.
4-É possível que os dentes escureçam após o clareamento.
Verdade. A falta da higiene bucal correta, o fumo e o consumo de alimentos e bebidas com pigmentação podem ocasionar o amarelamento e o escurecimento dos dentes após o clareamento.
5- É imprescindível que os dentes estejam saudáveis para realizar o clareamento.
Verdade. O clareamento dental só pode ser realizado caso a saúde dos dentes esteja em dia. Problemas na gengiva, acúmulo de tártaro, cáries, placas bacterianas e restaurações mal feitas podem prejudicar o tratamento em si e também a saúde do paciente.
6- As restaurações mudam de cor após o clareamento.
Mito. O gel utilizado no clareamento dental não tem efeito nos materiais restauradores. Caso o paciente tenha próteses ou restaurações, o mais recomendado seria trocá-las por novas, de preferência, no mesmo tom do sorriso após o clareamento dental.