Dia da Escola: 15 de março

 

    Créditos: José Gonçalo/LBV

O Dia da Escola é comemorado no Brasil no dia 15 de março. A data, escolhida pelo Congresso Nacional, existe para homenagear o local onde crianças e adolescentes passam grande parte dos seus dias. Nessa data, as pessoas lembram e fazem homenagens às escolas e à importância da educação brasileira. No âmbito internacional, a educação é um direito das crianças e dos adolescentes garantido pela Convenção sobre os Direitos das Crianças desde 1990, principal tratado internacional de direitos humanos sobre crianças e adolescentes da Organização das Nações Unidas (ONU).

A educação infantil gratuita é um direito fundamental de todas as crianças, com um impacto significativo no orçamento familiar de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Isso porque muitas famílias de baixa renda enfrentam dificuldades financeiras para garantir a educação de qualidade para seus filhos pequenos. Na Legião da Boa Vontade (LBV) meninas e os meninos são respeitados e bem acolhidos desde o comecinho de suas vidas. Para o público na faixa etária até os 5 anos, a Instituição também possui unidades educacionais nas regiões Centro-Oeste, Norte e Sul do Brasil. Em Brasília/DF, por exemplo, em 4 de fevereiro de 1979, a LBV inaugurou a Escola de Educação Infantil Alziro Zarur. A Unidade atende mais de 150 crianças entre 2 e 5 anos no período integral. Dessa forma, a Instituição contribui para que centenas de pais tenham onde deixar suas crianças enquanto trabalham.

Na LBV, as escolas vão além de um local físico. É um espaço do saber, do conhecimento, no local os alunos podem desfrutar de ambiente seguro e fraterno e educação de qualidade. Assim, os alunos têm na unidade a oportunidade de realizar atividades educativas, de praticar esportes, de fazer amizades e de aprender brincando, além de receber quatro refeições diárias (café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar). Ao longo do ano, os estudantes também ganham material escolar e uniformes, além é claro de atenção e carinho de uma equipe multidisciplinar de profissionais, dando todo a apoio e promovendo o desenvolvimento harmônico da inteligência — do corpo e do espírito —, para a construção da cidadania ecumênica planetária, firmada no exercício pleno da ética e da solidariedade à luz da Pedagogia do Afeto e da Pedagogia do Cidadão Ecumênico, linha educacional criada pelo educador e dirigente da LBV, José de Paiva Netto.

 

    Créditos: José Gonçalo/LBV

Quando a educação infantil é gratuita, as famílias conseguem economizar dinheiro que seria destinado a pagar creches ou escolas particulares, aliviando a pressão financeira sobre elas.

Ao oferecer acesso gratuito à educação infantil, a LBV contribui para a redução das desigualdades sociais e para a promoção da inclusão social, garantindo que centenas de crianças tenham as mesmas oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento. Isso é especialmente importante para crianças em situação de vulnerabilidade social, que muitas vezes não têm acesso a serviços básicos como saúde, alimentação e educação.

Por fim, a educação infantil gratuita não só impacta positivamente no orçamento familiar das pessoas em situação de vulnerabilidade social, mas também é um investimento para o futuro das crianças e para o desenvolvimento do país na totalidade. Quando as crianças recebem uma educação de qualidade desde cedo, elas têm mais chances de se tornarem adultos mais capacitados e conscientes, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Visite, apaixone-se e ajude a LBV! Endereço da LBV em Brasília: SGAS 915, lote 74 - Asa Sul - (61) 3410-6015. Siga, curta e compartilhe as ações da LBV nas redes sociais no endereço: LBVBrasil no Facebook, no Instagram e no YouTube.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem