Com indústria própria, Zé do Bolo visa automatizar processos ao oferecer operação otimizada aos franqueados; formatadora de franquias especializada em replicar negócios gastronômicos irá prestar suporte para a escala da indústria e sucesso da rede
Com mais de 30 anos de história, o Zé do Bolo é uma empresa de Bragança Paulista que se tornou tradicional na região. Em 2023, a marca realizou uma parceria com a Assertiva Food Service, formatadora de franquias especializada no segmento gastronômico. O objetivo é transformar a empresa em uma rede de franquias. Devido ao Zé do Bolo possuir uma indústria própria, a franqueadora irá oferecer produtos prontos ao franqueado para esse o mesmo ter uma maior facilidade para a autogestão e assim impulsionar a sua unidade. Com o apoio da Assertiva, a rede criou manuais que ensinam os franqueados e funcionários a operarem as suas unidades e conseguirem o faturamento almejado. A previsão é que o Zé do Bolo inaugure 10 unidades até o final de 2023.
“O Zé do Bolo tem 32 anos. Meu pai José Garcia, inaugurou a empresa praticamente no mesmo ano que eu nasci. Minha mãe, Leila Moreira, o ajudou nesse percurso. Eu cresci na cozinha em meio a bolos e outros doces. Acredito que é necessário dar um novo passo. Quando decidimos formatar o nosso negócio para o formato de franquias, procuramos por diversas empresas. O grande diferencial da Assertiva Food Service foi que além de serem formatadores de franquias eles são especializados no segmento gastronômico, ou seja, são pessoas que entendem do assunto. Entendem nossas dores e sabem como podemos impulsionar o nosso negócio. Sabem como funciona desde o dia a dia até receitas, criação de novos produção, conhecimento técnico dos processos, equipamentos e a estrutura da cozinha”, comenta Geison Garcia, presidente do Zé do Bolo.
Na prática, o franqueado do Zé do Bolo deve realizar a gestão da unidade e atender os clientes. A fábrica oferece aos franqueados produtos congelados, que vão desde bolos e donuts até brownies, docinhos, copos da felicidade e principalmente a massa que é utilizada. Com esta metodologia, o franqueado deve somente finalizar o bolo em si, com a cobertura e o recheio. Isto reduz tanto o tempo do franqueado quanto também o investimento na cozinha. A ideia de ir na contramão do mercado e oferecer produtos prontos veio a partir de uma conversa entre o Zé do Bolo e a Assertiva Food Service.
“Quando um empresário deseja atuar no food service, ele deve ficar atento a inúmeros detalhes, desde a amperagem do forno elétrico até como bater a massa. Quando falamos em produtos prontos, devemos observar que esses têm grande durabilidade. O envio de produtos prontos é também uma maior garantia de manter o padrão de qualidade do Zé do Bolo em todas as unidades. Exemplo: se o próprio franqueado batesse a massa, o produto final de uma unidade para a outra pode ter uma grande diferença. A fábrica garante o padrão de qualidade da rede como um todo”, explica Luis Nardi, especialista em negócios gastronômicos e fundador da Assertiva Food Service.
Nardi informa os manuais criados pela Assertiva Food Service são personalizados de marca para marca e se destacam pela metodologia utilizada na criação e por ter linguagem simplificada para atender setores específicos. Com uma linguagem simplificada, eles visam se comunicar também com os funcionários da franquia
"A Lei do Franchising informa que as formatadoras devem entregar manuais para as redes, mas nós queremos fazer mais do que isto. A Assertiva entrega algo que realmente solucione as dores do seu negócio. O manual utilizado em um restaurante não é o mesmo utilizado em um bar. Por isto esta personalização é necessária. Não aceitamos manuais genéricos, queremos algo que realmente seja útil. Somos a favor de um método que faça a diferença aos nossos clientes. Mais do que isto, nós temos que nos comunicar com uma linguagem simples com os funcionários. Temos que pensar na formatação das frases, imagens e vídeos de preparos para que eles entendam os processos e execute-os. Os colaboradores são fundamentais para reforçar a identidade da marca", explica Luis Nardi.
Os manuais com os passo a passo de cada processo também foram entregues ao Zé do Bolo após mais de 3 dias de imersão dentro da loja e indústria. A Assertiva Food Service acredita que a imersão é necessária para compreender as receitas, processos e equipamentos antes de formatá-la. Assim terá dados suficientes para criar os manuais. Segundo Nardi, para realizar a transferência de know how da franqueadora para o franqueado, não é somente necessário o treinamento, mas os manuais também são fundamentais. Esse é o motivo de todo o cuidado da Assertiva Food Service para realizar a elaboração dos manuais para os seus clientes.
“Estamos muito animados com a parceria. O que o Zé, fundador do Zé do Bolo, mais preza é levar oportunidades para as pessoas. Levar empregos, negócios e principalmente chances delas mudarem de vida. Por meio do trabalho da Assertiva Food Service podemos tornar isto possível. Queremos levar o sabor do interior para todo o Brasil. Sabe aquela experiência tranquila em comer um bolo enquanto toma café na casa da avó? É algo similar que nós realizamos no Zé do Bolo. São mais de 30 anos de experiência e conhecimentos que iremos levar aos nossos franqueados. Temos quatro unidades próprias e elas deram certo na região de Bragança Paulista. É um negócio testado e aprovado pelo público. É esta oportunidade que queremos levar para aqueles que têm interesse em investir em nossas franquias”, comenta Laís Faria, Diretora Comercial do Zé do Bolo.
A Assertiva Food Service explica que a expansão do Zé do Bolo tem foco no estado de São Paulo e em um segundo momento será levada para outros estados. O investimento inicial para uma unidade do Zé do Bolo é de R$ 200 mil a R$ 250 mil, com prazo médio de retorno em 24 meses e faturamento médio de R$ 90 a R$ 100 mil por mês. Além de franquias, a Assertiva Food Service também trabalha com empresas gastronômicas que possuem interesse em se expandir por meio de filiais.
Tags
# isso é BRASIL