BRB

"I want it, I got it": tendência same day delivery reflete imediatismo dos clientes na hora da compra

Créditos: Divulgação V1


Segundo dados da Pesquisa Global Consumer Insights Pulse, 24% dos consumidores estão dispostos a pagar taxa adicional para receber o produto ou serviço no mesmo dia da compra

Esperar dias ou até mesmo semanas pela chegada daquela encomenda especial está ultrapassado. Os avanços tecnológicos têm mudado os hábitos dos consumidores. De acordo com a Pesquisa Global Consumer Insights Pulse, realizada em 2023 pela PwC, 41% dos consumidores estão dispostos a pagar uma taxa adicional para receber suas compras no mesmo dia. Além disso, 24% aceitam desembolsar um valor maior para garantir a entrega em até 2 horas após o pedido. Com o desenvolvimento da tecnologia, os usuários ganharam comodidade, encurtando as distâncias com acesso rápido e assertivo a qualquer informação, conteúdo e funcionalidade. O ritmo acelerado da sociedade trouxe novos contornos aos processos de compra e venda, que mudaram consideravelmente para atender um novo consumidor, cada vez mais informado, exigente e que não aceita perder tempo. Afinal, além de vender, é necessário garantir a satisfação do usuário final.

O Same Day Delivery, ou Entrega no Mesmo Dia, é uma das estratégias adotadas pelas empresas para garantir agilidade e praticidade no atendimento. Com operações logísticas cada vez mais rápidas, as companhias precisam de uma cadeia de suprimentos que funcione corretamente e com precisão, desde a aquisição do produto, disponibilidade para o cliente em um sistema de fácil compreensão, processo de venda sem ruídos, com atendimento 24 horas até a pronta-entrega na loja física. 

Com o planejamento adequado e o suporte de negócios especializados em logística, essa tendência se torna um diferencial competitivo que atrai mais clientes, visto que gera mais oportunidades para o negócio; potencializa vendas; aumenta o potencial de fidelização e captação de clientes; destaca a empresa dos concorrentes, especialmente no comércio eletrônico nacional; agrega maior valor ao nome da empresa; e ainda reduz potenciais custos de transporte e burocracia. 

Aliado a essa tendência, a plataforma de mobilidade urbana V1 é um exemplo de serviço imediato. A empresa do Grupo Águia Branca opera por meio de um app e oferece um serviço de aluguel de carros 100% digital, sem a intervenção de terceiros. Com a solução operacional de autosserviço reduz-se o tempo gasto no processo de contratação, pois não há filas nem outros usuários sendo atendidos ao mesmo tempo. Além dessas comodidades, o app V1 permite que o cliente alugue um carro imediatamente. “Os usuários do app que já têm seu cadastro aprovado conseguem alugar em questão de minutos, já ao lado do automóvel”, explica o  coordenador de operações do V1, Thiago Pinheiro. “Basta acessar o aplicativo, selecionar o modelo do carro e a estação de retirada mais conveniente e próxima a você, fazer a locação, efetuar  o pagamento, realizar o check-in, fazer uma rápida vistoria interna e externa, e o carro será desbloqueado digitalmente. A chave fica no porta-luvas do veículo”. 

Além da opção de retirada imediata, há a possibilidade de levar o carro até o cliente, onde quer que ele esteja. Todo o processo é realizado diretamente pelo aplicativo, de forma rápida e fácil, sem intervenção da empresa. A autonomia é do início ao fim do serviço, priorizando agilidade e segurança. 

Segundo Thiago, 55% dos clientes V1 optam pela retirada imediata. “Cada vez mais as pessoas buscam funções que facilitem o dia a dia, e essa praticidade inclui alugar um carro. Ninguém mais quer lidar com filas, balcões ou , papelada”. Cabe destacar que a locação imediata não possui custo adicional, e o valor permanece o mesmo que na locação agendada. A devolução do veículo também é feita de forma digital, com o encerramento da locação realizado pelo aplicativo. O veículo passa por uma vistoria completa, tanto mecânica quanto no processo de higienização e desinfecção, antes de ficar disponível novamente na plataforma. 

“A exigência dos usuários em ter o produto ou serviço em mãos no menor prazo possível é uma realidade. Essa é a realidade dos consumidores 4.0,  conhecidos como nativos digitais, que usam a tecnologia como principal ferramenta de acesso à informação. A estratégia de logística ágil ‘same day’ já é uma das principais tendências de consumo deste ano, e é sinônimo de organização e eficiência da empresa, agregando valor ao processo de compra”, finaliza.  

Sobre o V1

O V1 é uma plataforma de mobilidade urbana que atua no aluguel e assinatura de carros de forma 100% digital, para uso pessoal e empresarial.  Oferece soluções em gestão de frotas terceirizadas para empresas, fleet service, traslado de pessoas e outras demandas personalizadas. Considerado um dos maiores players do setor no país, o V1 faz parte do Grupo Águia Branca e atua nas cidades de Vitória (ES) e Curitiba (PR). O app está disponível na Apple Store e Google Play. 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem