PSR reforça compromisso com meio ambiente e transição energética

 No dia 05 de junho é celebrado o meio ambiente, data criada pela ONU em 1974 para destacar a importância de vivermos de forma sustentável e em harmonia com a natureza. A cada ano, ela serve de alerta para a humanidade, que nestes quase 50 anos vai na contramão de seus objetivos originais, haja vista a destruição crescente de habitats e os gigantescos volumes de emissões de gases de efeito estufa (GEE). Nesse contexto, a PSR reafirma seu compromisso com o meio ambiente e sua atuação na área de transição energética.

Está claro que a humanidade precisará passar por intensas transformações. Precisaremos alterar a forma como produzimos alimentos, fertilizantes, produtos que usamos no dia a dia, nossas habitações, como geramos energia, mineramos, transportamos bens e pessoas, e muitas outras atividades que emitem GEE e contribuem para aquecer o planeta.

Dessa forma, a PSR tem se dedicado intensamente a trabalhar nessa questão crucial e atua com clientes corporativos ou associações empresariais, como o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), que reúne empresas comprometidas com a sustentabilidade e representa 50% do PIB do Brasil. Em parceria com o CEBDS, a PSR desenvolveu inventários de GEE e desenhou um plano de ações para reduzi-los, auxiliando as empresas a alcançarem suas metas. 

Esse trabalho exige uma análise criteriosa das opções disponíveis, considerando custos e investimentos significativos. Além disso, a PSR identifica sinergias com negócios existentes e identifica oportunidades para novos empreendimentos.

A PSR também se dedica a pesquisar alternativas para economias modernas reduzirem suas emissões de GEE. Os estudos envolvem tanto o emprego de soluções ou tecnologias maduras como àquelas inovadoras, que também avaliamos. 

Além disso, a PSR trabalha em estreita colaboração com governos, agências de fomento e instituições multilaterais, como o Banco Mundial, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Corporação Andina de Fomento (CAF), na elaboração de planos de descarbonização para diversos países. Recentemente, a empresa desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento de um plano de descarbonização para o setor de energia do Brasil, em parceria com a GIZ, agência alemã de cooperação internacional, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

A PSR também explora o nexo água-alimentos-energia e outros desafios para a gestão de recursos hídricos. Nessa linha, recentemente, a empresa coordenou projeto de pesquisa e desenvolvimento (P&D) para a Elera Renováveis e liderou pesquisas sobre os impactos das mudanças climáticas nos recursos hídricos, em apoio ao ONS, por meio do projeto META II, com recursos do Banco Mundial.

No Dia Mundial do Meio Ambiente, a PSR destaca que os desafios climáticos nunca foram tão urgentes. Com sua expertise analítica, a empresa busca auxiliar corporações e países a tomarem decisões fundamentadas e alinhadas aos objetivos climáticos globais.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem