BRB

Quais são os principais cuidados ao franquear um negócio gastronômico?

 Da arquitetura até os manuais, Assertiva Food Service explica como uma empresa de alimentação pode ter sucesso por meio da expansão pelo franchising

Ter um negócio gastronômico pode ser uma boa ideia, e expandi-lo por meio de franquias pode ser uma opção ainda mais interessante. Em 2022, o setor faturou R$ 51,9 bilhões, um aumento de 31% em relação a 2021.

"Um negócio do setor de alimentação deve ser muito bem planejado. Quanto maior o cuidado nos processos e até em outros itens, como a arquitetura do local, maiores são as possibilidades de sucesso para o negócio em si. Quando falamos em franquear esse negócio, os cuidados devem ser redobrados. Itens como quantos clientes são necessários por dia para obter o faturamento desejado, como serão os manuais para que franqueados e colaboradores mantenham o padrão de qualidade da marca e qual a infraestrutura da unidade devem ser definidos nos mínimos detalhes. Quanto maior essa assertividade, maiores são os ganhos para o empresário", comenta Luis Fernando Nardi, fundador e diretor da Assertiva Food Service, empresa especializada em formatar empresas do setor gastronômico em franquias.

De acordo com a Assertiva Food Service, uma das grandes questões que impedem o crescimento de empresas de alimentação por meio de franquias é a falta de manuais personalizados de acordo com as necessidades da marca. Esse foi o caso da Tia Sônia, rede de franquias de cachorro-quente que encontrou nos manuais a chave para seu crescimento.

"Os manuais garantem a padronização do atendimento em uma rede de franquias. Em outras palavras, eles asseguram que o cliente terá a mesma experiência de compra, independentemente da franquia em que ele se encontre. Essa padronização no atendimento é primordial tanto para franquias como para qualquer empresa que queira crescer no setor. Após realizarmos a criação dos manuais com a Assertiva, conseguimos manter nossa qualidade e profissionalizamos o atendimento. Não focamos na expansão da Tia Sônia, mas mesmo assim tivemos vendas de franquias devido à qualidade de nossos serviços", comenta Jonas Cardoso, diretor da Tia Sônia.

"Embora os manuais sejam essenciais, devemos lembrar que eles não podem ser genéricos", relembra Nardi. 

"Para criar bons manuais, devemos oferecer uma linguagem clara e direta, na qual tanto o franqueado quanto o colaborador compreendam qual o processo que deve ser realizado. Os manuais garantem autonomia e independência para que o procedimento correto seja realizado sem depender de uma única pessoa".

Outro ponto que a Assertiva destaca para ter um negócio gastronômico de sucesso é a arquitetura do local. Erros ou acertos na arquitetura podem ser os grandes diferenciais de uma rede.

"Existem diversos detalhes na arquitetura de um negócio gastronômico que devem ser observados, mas, em resumo, a grande maioria se destaca para o salão e para a cozinha. A cozinha é o coração da loja. Se o prato atrasa, ninguém vai lembrar se o ambiente era bonito ou aconchegante. Então, a elaboração de um projeto de cozinha industrial, o fluxo de preparo, onde vai cada equipamento, se os equipamentos são os mais adequados para operação, estoque, entre outros itens, são fundamentais para a experiência de consumo. Já no salão, é necessário dimensionar a quantidade de mesas e cadeiras, o estofado dos assentos, a estética e qualidade dos móveis, a comunicação visual, as cores utilizadas no espaço e diversos outros detalhes. É necessário sempre priorizar o conforto e aconchego do local. Dessa maneira, a empresa irá encantar o cliente e o negócio terá o sucesso almejado", finaliza Ligia Franco de Rosa, arquiteta da Assertiva Food Service.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem