CLDF convida eleitores a participarem da eleição para conselheiros tutelares

A iniciativa soma esforços com a Secretaria de Justiça e Cidadania e o Tribunal Regional Eleitoral do DF para engajar os cidadãos a comparecerem às urnas e protegerem as crianças e adolescentes.
                               

A eleição para os conselhos tutelares do Distrito Federal está marcada para o próximo domingo, 1° de outubro, com o objetivo de escolher 220 conselheiros e 440 suplentes para o quadriênio 2024/2027. Para estimular a participação dos cidadãos e reforçar a proteção das crianças e adolescentes, a Câmara Legislativa lançou a campanha "Todos de Mãos Dadas Pelas Crianças". Essa iniciativa se une aos esforços da Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF) e do Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF) para conscientizar os eleitores sobre a importância de comparecer às urnas.

O presidente da CLDF, deputado Wellington Luiz (MDB), enfatiza a relevância do voto: "A função de conselheiro é extremamente importante, pois é ele quem cuida das nossas crianças, adolescentes e pessoas mais vulneráveis. Contamos com o apoio de vocês neste dia 1° de outubro!". O vice-presidente da Casa, deputado Ricardo Vale (PT), destaca a importância de os eleitores conhecerem os candidatos e suas propostas: "Faça um voto consciente. Escolha seu conselheiro e conselheira para garantir os direitos das crianças e da juventude do DF. Contamos com vocês nesta eleição".

Nesta eleição, há 1.268 candidatos aptos para concorrer aos 44 Conselhos Tutelares do DF. O processo de escolha dos conselheiros tutelares é conduzido pelo Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDCA), vinculado à Sejus-DF, e é assegurado pelo TRE-DF.

Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania, ressalta a importância de garantir os direitos das crianças e dos adolescentes e destaca o papel dos conselheiros na sociedade: "Falar de conselheiro tutelar é lembrar que a criança e o adolescente sempre devem ter seus direitos garantidos e resguardados. Essa lição é extremamente importante para compor uma rede de proteção eficiente que vai trabalhar em conjunto com várias frentes do governo. Fizemos um trabalho árduo de divulgação da eleição e do importante papel dos conselheiros na sociedade para estimular o voto dos cidadãos".

O desembargador Roberval Belinati, presidente do TRE-DF, também enfatiza a importância da participação popular no pleito de 1º de outubro: "O Tribunal está plenamente mobilizado para apoiar a Secretaria de Justiça e Cidadania na realização das eleições para a escolha dos conselheiros tutelares do DF e aproveito para convidar todos os eleitores a votarem no dia 1º de outubro neste importante pleito".

A votação estará aberta a todos os cidadãos brasileiros que estejam em dia com as obrigações eleitorais e apresentem um documento original com foto ou o e-título. Pela primeira vez, a votação será realizada com urnas eletrônicas em todo o território nacional, e as urnas eletrônicas foram carregadas no galpão do Tribunal Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) entre os dias 25 e 27 de setembro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem