Dia da Amazônia: conscientizar as novas gerações garante o futuro de um dos biomas mais importantes do mundo

Como forma de incentivar o conhecimento e ressaltar a importância da área, linha de biscoitos Bichinhos da Amazônia aproxima as crianças da floresta

A Amazônia é um dos biomas mais vitais do País e do mundo, desempenhando um papel fundamental na regulação climática, na diversidade biológica e no equilíbrio ecológico. E, justamente por isso, hoje, 05 de setembro, comemora-se o Dia da Amazônia.

Os mais de 6 milhões de km² formam a maior floresta tropical do mundo, que se estende por nove países: Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Venezuela e Suriname, passando, ainda, por uma da Guiana Francesa.

Apesar de da grande extensão e importância, a Amazônia vem enfrentando grandes desafios nos últimos tempos, sobretudo com o desmatamento. Por isso, torna-se cada vez mais fundamental ações que incentivem o conhecimento sobre o bioma e conscientizem sobre sua preservação - e é justamente por isso que, há anos, o Grupo Ocrim, por meio da Trigolino, uma das marcas a qual é detentora, fabrica a linha Bichinhos da Amazônia.

Feitos para aproximar as crianças da floresta, os produtos já são consolidados no Norte do Brasil - região foco da comercialização - e, além de oferecer qualidade e nutrição, promovem a conscientização sobre a importância da Amazônia e da preservação do bioma.

“Todas as embalagens e biscoitos da linha foram cuidadosamente pensados para não somente atrair os pequenos, mas também, e principalmente, conscientizá-los, desde cedo, sobre a biodiversidade da região e o quão fundamental ela é. Nos produtos, encontramos os desenhos dos principais animais em extinção e, nas redes sociais da Trigolino, reforçamos ainda mais toda essa comunicação”, explica o Diretor de Marketing do Grupo Ocrim, Ruy Zanardi.

E para trazer ainda mais conhecimento, a linha separou quatro curiosidades sobre a Amazônia:

  • Segundo o IBGE, a floresta abriga cerca de um-terço de toda a madeira tropical do mundo – o equivalente a 2.500 espécies de árvores;
  • Ela também possui aproximadamente 30 mil espécies de plantas dentre as 100 mil da América do Sul;
  • A bacia amazônica é a maior bacia hidrográfica do mundo, cobrindo cerca de 6 milhões de km², com 1.100 afluentes. Seu principal rio, o Amazonas, corta a região para desaguar no Oceano Atlântico, lançando ao mar aproximadamente 175 milhões de litros d’água por segundo;
  • Por falar em água, um fenômeno muito conhecido que ocorre na região é a pororoca - nome de origem tupi, quer dizer “causar um grande estrondo”. O fenômeno é decorrente do momento em que o mar invade um rio, na forma de uma grande onda que se choca contra a corrente fluvial. Essa onda pode atingir até 4 metros de altura e durar até uma hora e meia, avançando 50 quilômetros rio adentro. Na região da Floresta, este fenômeno geralmente acontece na foz do Rio Amazonas.

Apesar de possuir uma abrangência nacional, grande parte dos centros de distribuição, moinhos e fábricas do Grupo Ocrim estão localizados no Norte. Por isso, a conexão da linha Bichinhos da Amazônia com a região ganha um significado ainda maior, incluindo questões de segurança alimentar e logística. “Devido às distâncias, o processo de logística no Norte sempre contou com alguns ‘gargalos’ e, considerando esse cenário e a história que temos com a região, desenvolvemos uma diversidade de biscoitos, que, pensando na segurança alimentar, tornam-se uma boa opção por conta do maior ‘tempo de prateleira’ ou ‘shelf time’. Com isso, alcançamos, inclusive, comunidades ribeirinhas”, conclui Zanardi.

Sobre a OcrimTradição e qualidade são pilares do Grupo Ocrim, indústria de farinha de trigo, produtos para panificação, confeitaria e uso doméstico, além de massas, biscoitos e ração animal. Com 71 anos de história e pioneira na região Norte, detém oito marcas e é uma das principais empresas de moagem de trigo do Brasil. 

Sólida, dinâmica e correta com o meio ambiente, tem moinhos em São Paulo (SP), Belém (PA) e Manaus (AM), uma fábrica de massas e biscoitos em Ananindeua (PA) e uma fábrica de ração em Manaus. A rigorosa cadeia produtiva garante a excelência do portfólio, composto pelas farinhas Mirella, Trigolar, Ambra e Amorati, biscoitos Trigolino e Zalppi, massas Ricosa, Trigolino, Ambra, Amorati e rações Family Plus. 

http://www.ocrim.com.br  


 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem