Liderança feminina e sustentabilidade no agro são pautas no Agrotalk Experience

 Entre os convidados estão a cofundadora do Grupo Progresso e líder do grupo Mulheres de Fibra, Ani Sanders, e a diretora de Sustentabilidade da Cargill na América do Sul, Leticia Kawanami

A liderança feminina e a sustentabilidade no agronegócio caminham juntas. Mulheres estão ocupando cada vez mais posições de destaque dentro e fora da porteira, trazendo uma perspectiva única, contribuindo para a implementação de práticas sustentáveis nas produções e na construção de um setor mais equilibrado e responsável. E é em busca de fomentar, também, esses temas, que ocorre, no dia 11, o Agrotalk Experience, em São Paulo (SP).

Reunindo entre seus convidados líderes do agronegócio brasileiro e produtores rurais de diferentes regiões, o Agrotalk Experience tem como objetivo proporcionar uma experiência completa para negociações, networking e troca de conhecimentos por meio de uma atmosfera integrativa entre agronegócio, tecnologia, mercado financeiro, moda e arquitetura. O evento terá um jantar para 150 convidados no dia 11, na Hípica Santo Amaro, em São Paulo (SP).

Tendo como tema central o “Agronegócio brasileiro na vanguarda da produção sustentável”, o evento também abre espaço para questões relacionadas à liderança feminina no setor. Os destaques entre os participantes dos painéis são a cofundadora do Grupo Progresso e líder do grupo Mulheres de Fibra, Ani Sanders, e a diretora de Sustentabilidade da Cargill na América do Sul, Leticia Kawanami.

Gaúcha e produtora rural desde que chegou ao Piauí, em 2001, Ani e sua família têm feito investimentos e inovações no desenvolvimento da atividade agrícola por meio do Grupo Progresso, que atua em busca de produções mais tecnológicas, aliadas à responsabilidade social e ambiental. Além disso, a produtora é líder no Mulheres de Fibra, movimento de valorização feminina, pautado na diversidade, equidade, inclusão e integração entre as mulheres do campo e da cidade.

Com a pauta “Agro e Transformação: como o Agro colabora para a transformação da realidade”, Ani trará suas percepções, vivências e visão de futuro sobre as mudanças que o setor já promove e, principalmente, as que ainda pode promover.

“Estamos em um momento muito importante para o desenvolvimento de um agro forte e sustentável e o protagonismo feminino no setor vem para fortalecer os elos da cadeia produtiva. As mulheres se unem por causas nobres, se envolvem e querem dividir o seu conhecimento e as boas práticas que aplicam no dia a dia. O agro está mudando e é tempo de se conectar”, detalha Ani.

Ani acrescenta que considera o formato do Agrotalk Experience uma inovação, um modelo de como a comunicação no agro precisa ser tratada, na sua essência e com assertividade por pessoas que atuam na cadeia produtiva. “E eu estarei lá mostrando o que eu vivo hoje junto ao Instituto Cultivar Progresso e ao grupo Mulheres de Fibra, que caminham no sentido de motivar, integrar e buscar soluções para as áreas de educação e social, além de projetos de valorização do algodão da nossa região”.

Já com uma visão mais voltada ao universo corporativo, a diretora de Sustentabilidade da Cargill na América do Sul, Leticia Kawanami, traz o tema “Cargill e a jornada da sustentabilidade do produtor rural”. Mulher, em cargo de liderança e atuando em uma das maiores empresas voltadas ao agro, a executiva ressalta a importância do evento para estes cenários.

“O agronegócio está em um momento histórico: muitas transformações ocorrendo ao mesmo tempo e maior proximidade com consumidores e públicos que estão além da porteira. Ter uma atitude conectora tem sido fundamental neste cenário. Essa é uma proposta da Cargill: conectamos agricultores com mercados, clientes com ingredientes e famílias com o essencial do dia a dia. O evento tem esse potencial para também conectar pessoas, setores e projetos, e é essa nossa proposta para as conversas que queremos ter. O fato de termos cada vez mais lideranças femininas é outra conquista a ser celebrada, justamente porque as mulheres costumam ter esse perfil de conectoras e essa qualidade é muito bem-vinda neste momento!”, frisa Letícia.

A diretora de Sustentabilidade ressaltou ainda o compromisso da Cargill em, até 2030, ter 50% dos cargos de liderança ocupados por mulheres. “Hoje, temos 36% dos cargos de liderança ocupados por mulheres, e isso é reflexo destas transformações que mencionei e de uma conscientização cada vez maior da sociedade em geral em torno das temáticas de diversidade, equidade e inclusão. É evidente que vem crescendo o número de mulheres liderando o agro e muito interessadas em tecnologia, inovação e sustentabilidade. Elas têm uma visão de longo prazo do negócio e vêm a sustentabilidade como forma de garantir o sucesso do negócio para futuras gerações. Hoje vemos um período forte de sucessão familiar e muitas mulheres vêm assumindo a liderança na família principalmente destes temas”, finaliza.

Além das contribuições de Ani Sanders e Leticia Kawanami, o Agrotalk Experience contará com as participações do ex-CEO da John Deere e Embaixador do Agro, Paulo Herrmann, que abordará “Potencial, desafios e oportunidades do agro brasileiro”; o presidente do Sindicato Rural de Ribeirão Preto e da Assovale – Associação Rural Vale do Rio Pardo, Paulo Junqueira, que discorrerá sobre “Representatividade do Agro e produção sustentável” e com o Chefe Geral da EMBRAPA Territorial, Gustavo Spadotti, que falará sobre “Pesquisa e inovação para expansão produtiva sustentável”.

O Agrotalk Experience tem o patrocínio de Ford Sinal, AndBank Investimentos, Sindicato Rural de Ribeirão Preto, Assovale, GPB Brasil, Aprosoja São Paulo, JK Estética Avançada e VQ Jewellry e conta com o apoio da EMBRAPA Territorial, ITESP – Fundação Instituto de Terras e Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Sobre a AGX Estratégias e a curadora Aryane Garcia

Aryane Garcia é CEO da empresa AGX Estratégias - especializada em eventos, marketing digital e conteúdo estratégico – desde 2007, é jornalista, apresentadora de TV, correspondente internacional e Relações Públicas com mais de 15 anos de atuação no mercado de promoção e organização de eventos. Em seu currículo, carrega participações em eventos internacionais como o Brazilian Day, New York Fashion Week e New York Bridal Fashion Week, entre outros. É vice-presidente do Núcleo Jovem Jornalista na Associação Paulista da Imprensa e membro da Associação Brasileira de Imprensa Internacional com sede em Miami, nos Estados Unidos.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem