Mantendo o compromisso com o design circular, a empresa doará MDF utilizado em seu stand pelo terceiro evento consecutivo
O stand de mais 160 m² da Greenplac montado para a Expo Revestir 2024, que acontece entre os dias 19 e 22 de março no São Paulo Expo, na capital paulista, será doado para a ONG Construide (https://www.construide.org/) após o evento. A entidade beneficente tem como missão construir moradias dignas para famílias em situação de vulnerabilidade social e já impactou a vida de mais de 27 mil pessoas pelo Brasil.
Essa é a terceira vez consecutiva nos últimos 2 anos em que a empresa doa todo o MDF utilizado em seus estandes dos eventos nas áreas de arquitetura e decoração para entidades sociais. A primeira beneficiada, na feira Formóbile 2022, foi o Instituto Resgatando Vidas – Grupo Gerando Falcões – e na Expo Revestir de 2023, o núcleo social Tabea Diadema - entidade beneficente que reúne 350 pessoas, entre crianças e adolescentes de 6 a 16 anos e profissionais da área de saúde e educação no bairro Serraria.
Essas ações contam com o apoio também dos montadores, como a FVG Stands que junto da Greenplac MDF, reforçam o compromisso com a sustentabilidade e o futuro que inclui o design circular como alternativa real contra o desperdício de materiais de altíssima qualidade.
Para a Greenplac, empresa com o DNA Green, um dos seus pilares de desenvolvimento é a responsabilidade social, e desde a sua fundação dedica-se ativamente aos projetos sociais e de respeito ao meio ambiente com o mesmo afinco que se dedica aos processos de produção, qualidade e variedade de padrões do MDF oferecidos ao setor moveleiro.
Para Laís Carelo, gerente de marketing, ações como esta e outras ligadas ao reaproveitamento parcial ou total das matérias-primas utilizadas em eventos, deveriam ser consideradas como rotina na desmontagem, inclusive na seleção de parceiros ou fornecedores que carregam a mesma sinergia de ideais para suas empresas. “Levamos muito a sério o design circular e esta ação é para nós, na verdade, necessária para continuar valorizando a história e o desenvolvimento dos nossos produtos. Repito que para a Greenplac MDF, nada se perde, tudo se transforma e neste ano de 2024, o design circular e reaproveitamento de materiais tem um propósito ainda mais forte para nós, pois está fortemente ligado ao nosso conceito criativo do ano que destaca tudo que resiste por mais tempo”, conclui Laís.
A ONG
A Construide iniciou sua história em 2017. Numa viagem missionária ao interior do Piauí, o fundador da ONG Bruno Bordon, se deparou com a situação precária da residência de uma família e foi tomado pelo desejo de transformar o cenário em que viviam. Com o intuito de arrecadar fundos para reformar essa moradia do Piauí, Bruno compartilhou em sua rede social a história dessa família, que viralizou para milhares de pessoas e só cresce desde então.
Visando o melhor aproveitamento de espaço e materiais, a Construide idealizou 4 modelos de Casa Padrão que procuram atender diferentes estruturas familiares em seus diferentes terrenos. Os modelos possuem as metragens de 21m², 26m², 34m² e 41m², e permitem a construção em qualquer lugar do Brasil e a acomodação de todos os membros familiares de acordo com a necessidade. Ao selecionar uma família a moradia antiga é demolida para a construção de uma nova de acordo com o padrão em que ela se encaixa.
Expo Revestir
Durante a feira, a Greenplac convida os visitantes a viverem pautas amplamente discutidas nos principais fóruns internacionais de consumo. Em um dos temas inspiração para o conceito criativo deste ano, “resistir ao tempo”, a Greenplac propõe uma imersão em cápsulas digitais que permitem aos convidados um momento de reflexão sobre o que é ser atemporal, na visão de arquitetos, designers, artistas, professores de história e marceneiros. Em outro tema “escolhas mais conscientes”, a marca entra em defesa de que a qualidade está acima da quantidade e promove um espaço para os visitantes da feira assinarem seu nome em sua própria box de seleção de produtos Greenplac.
Ainda dentro deste conceito de atemporalidade e apostando fortemente nos temas acima, a empresa irá apresentar ao mercado Duo Maderatto, uma dupla de madeiras tradicionais, elegantes, sofisticadas, clássicas e atemporais como lançamento exclusivo da marca: Ipê Guarani e Jequitibá Silvestre.