BRB

Sindiveg apoia fórum sobre adoção e regulamentação de bioinsumos

 Evento reunirá especialistas em Brasília, nos dias 27 e 28 de junho, para discutir desafios e oportunidades dessas inovações na agricultura sustentável

Reconhecidos como ferramentas que impulsionam a produtividade agrícola de forma sustentável, os bioinsumos serão tema de workshop organizado pelo Instituto de Inteligência Regulatória - ITR. Com apoio do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), o encontro ocorrerá em Brasília, durante os dias 27 e 28 de junho, no hotel Cullinan Hplus Premium.

A iniciativa tem como objetivo abordar os desafios da adoção e da regulamentação desses produtos, fornecendo uma plataforma para discutir as dificuldades na proteção das inovações e examinar as complexidades regulatórias que acompanham a utilização dos bioinsumos nas cadeias produtivas do agronegócio brasileiro.

“Ao analisarmos o panorama atual da agricultura moderna, os bioinsumos emergem como ferramentas que impulsionam a produtividade agrícola de forma sustentável. No entanto, a adoção e a regulamentação ainda apresentam desafios significativos, o que demanda atenção e colaboração de diversos setores”, explica o gerente de Assuntos Regulatórios do Sindiveg, Fabio Kagi ao destacar a importância do evento.

Bioinsumos: uma discussão ampla

O workshop será dividido em três painéis. O primeiro, denominado “Na fronteira do desenvolvimento tecnológico”, abordará os temas “RNAi na agricultura: avanços recentes e perspectivas futuras”, com o professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Tiago Antônio de Oliveira Mendes, “Microorganismos marinhos como fonte de bioinsumos: potencialidades e desafios”, por Mário Frota Júnior, da Regenera Moléculas do Mar e “CRISPR e agricultura: revolucionando a edição genômica na melhoria de cultivos”, por Gutemberg Delfino de Sousa, da CTNBio.

O segundo painel - “Inovar e proteger” - tratará dos tópicos: “Como proteger as inovações: patenteabilidade, depósito de amostras e enforcement”, por Kene Gallois, da Daniel Law; “Questões relevantes nos contratos de parceria de desenvolvimento à luz da Lei de Inovação”, por Roberto Barbosa de Almeida, da Embrapa; “Garantindo a inovação: procedimentos para depósito de cepas de bioinsumos”, por Marcelo Henrique Aguiar de Freitas, da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e “Adequação à legislação de acesso a recursos genéticos”, por Viviane Kunisawa, da Daniel Law.

Por fim, o terceiro painel, “Desafios Regulatórios”, abordará os assuntos: “Avaliação toxicológica de biopesticidas e desafios regulatórios”, por Marina Leal Bicelli de Aguiar, da ANVISA; “Boas práticas de fabricação e garantia de composição mínima em biopesticidas”, por Vanessa Lucas Xavier, da ANVISA; e “A nova legislação dos agrotóxicos e o enquadramento regulatório de biopesticidas”, por José Victor Torres Alves Costa, do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).

“Será uma oportunidade única para os interessados no tema, uma vez bioinsumos complementam produtos químicos em um manejo cada vez mais integrado, eficiente, racional e ambientalmente seguro”, frisa Kagi.

SERVIÇO

Wokshop Bioinsumos: Desafios na proteção das inovações e sua regulamentação

Data: 27 e 28 junho

Hora: 9h30 às 17h30

Local: Hotel Cullinan Hplus Premium Brasília

Inscrições gratuitas com transmissão on-line para instituições públicas de ensino, pesquisa e órgãos governamentais da agricultura mediante e-mail institucional.

Programação completa, inscrições e informações: workshop.bioinsumos@instituto-reg.com

Sobre o Sindiveg

Há mais de 80 anos, o Sindiveg - Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal atua no Brasil representando o mercado de defensivos agrícolas no País, com suas 27 associadas, e dando voz legalmente à indústria de produtos de defesa vegetal em todo o território nacional. O Sindicato tem como propósito a promoção da produção agrícola de forma consciente, com o uso correto e seguro dos defensivos, bem como apoiar o setor no desenvolvimento de pesquisas e estudos científicos para o seu uso consciente, sempre respeitando as leis, a sociedade e o meio ambiente. Mais informações: www.sindiveg.com.br


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem