BRB

Restrição na CNH por problemas de vista sofre um aumento de 120% em Mato Grosso

                          Especialista detalha condições que agravam a situação


                                                          Créditos: Divulgação 


  O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), com base em dados da Secretaria Nacional de Trânsito,  divulgou um aumento de quase 80% nas restrições da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) devido a problemas de vista nos últimos 10 anos. Em 2024, cerca de 25,4 milhões de motoristas brasileiros enfrentam dificuldades na visão. No estado de Mato Grosso, o aumento dessa condição foi de 120%.  Fatores como exposição prolongada às telas de computadores e celulares, além de doenças crônicas  como o estresse, podem agravar a situação.


 De acordo com o Dr. Elmer Salviano, oftalmologista do HOC- Hospital de Olhos de Cuiabá, o consumo exagerado de telas força a vista de forma a trazer embaçamento visual e desconforto. “ As telas menores diminuem a quantidade de piscadas por minuto, enquanto as maiores expõem mais os olhos ao brilho artificial. Em ambos os casos, a proximidade da tela estimula a miopia”, destaca o especialista. 


A miopia, condição que dificulta enxergar objetos distantes com clareza, atinge cerca de 59 milhões de brasileiros, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Desse modo, a condução de veículos é limitada, mediante o uso obrigatório de lentes ou óculos de grau. Outro caso frequente é a visão monocular, visão igual ou inferior a 20% em um dos olhos, que se enquadra como deficiência visual desde 2021. Nesse cenário, Elmer recomenda o acompanhamento com um profissional para preservar a vista do olho ainda saudável. 


Para evitar e amenizar as doenças oculares que prejudicam a vista, o oftalmologista recomenda hábitos como: 


  • Atividades ao ar livre: Passar tempo ao ar livre, desconectado de telas, pode reduzir o risco de miopia

  • Descanso dos olhos: Evitar longas horas em frente a dispositivos eletrônicos e se expor à iluminação natural reajusta a visão para a quantidade de piscadas por minuto

  • Cuidado com as lentes de contato: Usuários devem retirar  as lentes com cuidado e mãos higienizadas, além de respeitar seu prazo de uso e descarte.


O oftalmologista reforça que, caso qualquer um desses sintomas seja notado, o ideal é procurar um profissional que possa examiná-lo e prescrever o tratamento adequado. “ Manter os exames em dia, além de melhorar a qualidade de vida, é essencial para que acidentes de trânsito sejam evitados. Se tem como prevenir, não há porque arriscar”, conclui. 


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem