De acordo com dados da Terracotta Ventures, fundo especializado em construtechs e proptechs, o número dessas startups no Brasil cresceu 282% nos últimos seis anos. Em 2022, o país já contava com 955 construtechs ativas, uma evolução notável em comparação às 350 identificadas em 2018, quando o mapeamento começou.
Entre os exemplos de destaque está a Conecta Obras, uma big data catarinense que se especializou no mapeamento de obras e reformas em andamento por todo o território nacional.
A empresa fornece informações estratégicas, como dados sobre o proprietário da obra, responsável técnico, endereços, dimensões e prazos dos projetos. Esse serviço tem sido amplamente utilizado por mais de 220 setores da economia, que incluem desde lojas de materiais de construção até fabricantes de tintas, vidros e móveis, para prospecção de novos negócios.
A Conecta Obras recentemente ganhou destaque ao ser selecionada para o programa de capacitação para internacionalização da Inatec/Peiex, em parceria com a Apex Brasil. Este programa prepara startups brasileiras para enfrentar os desafios do mercado global e competir em nível internacional.
"Passamos por um processo rigoroso para nos capacitar e nos associar à Apex Brasil. Esse treinamento foi essencial para compreendermos as exigências e as oportunidades do comércio exterior," afirmou Andrey Spuldaro, CEO da Conecta Obras.
Segundo ele, essa etapa foi fundamental para preparar a empresa para novos mercados e consolidar sua presença no exterior.
A participação da Conecta Obras no programa resultou em uma conquista significativa. A empresa ficou em 10º lugar entre mais de mil concorrentes no ranking de 38 vagas para representar o Brasil na XXV ExpoCamacol 2024, a maior feira de construção civil das Américas que aconteceu em agosto.
A história da Conecta Obras reflete a ascensão das construtechs brasileiras, que não apenas transformam o setor da construção civil, mas também começam a atrair atenção no exterior.
Com o crescimento acelerado e o apoio de iniciativas como o programa de internacionalização, empresas como a Conecta Obras estão preparadas para ampliar seu impacto e se consolidar como referências globais na inovação tecnológica aplicada à construção civil.