BRB

Grunner participa pela primeira vez do Fórum Nordeste, que discute descarbonização e transição energética

 Em evento promovido pelo Grupo EQM, empresa destaca tecnologia inédita de motor movido 100% a etanol, que em breve estará disponível no mercado e planos de expansão para a região Nordeste

A Grunner, indústria de Smart Machines, reconhecida por sua liderança em soluções tecnológicas para o agronegócio, foi uma das patrocinadoras do 13º Fórum Nordeste, que ocorreu no dia 2 de setembro, em Recife (PE). O evento, que teve como tema descarbonização e transição energética, contou com a presença de autoridades, além de empresários e produtores.

“Aqui estão congregados a área técnica, o poder público, a iniciativa privada e o setor de tecnologia para tratar de um tema vital. Nós, como uma empresa de inovação tecnológica que traz soluções para as questões centrais discutidas no evento e que conhece as premissas necessárias no campo, conseguimos conversar com todos esses players, posicionando a nossa tecnologia para além da questão operacional e com a visão do setor que está empenhado em balanço de carbono, redução de combustíveis fósseis e aumento de produtividade agrícola”, destaca o gerente Comercial da Grunner, André do Amaral.

Nos últimos cinco anos, a frota da Grunner, ao consumir 50% menos combustível do que as operações tradicionais, permitiu uma economia de 90 milhões de litros de óleo diesel. A frota de Smart Machines em operação em todo o Brasil possibilitou a não emissão de 234 mil toneladas de gás carbônico equivalente (CO2eq). Em equivalência, os “Grunners” reduziram o mesmo que 1,6 milhões de árvores da Mata Atlântica sequestrariam de carbono nos seus 20 primeiros anos de crescimento.

A empresa possui um forte plano de expansão na região Nordeste, que está iniciando a mecanização das lavouras de cana-de-açúcar. “Existem diversos aprendizados que estamos trazendo para cá e temos a oportunidade de começar a mecanização com Grunner em algumas usinas, com premissas já validadas no Centro-Sul, e que trazem benefícios como redução de 50% no uso de combustíveis fósseis, mais eficiência operacional e sem pisoteio da lavoura, que compromete a produtividade”, complementa Amaral. A Grunner possui uma sólida parceria com usinas do grupo EQM e vem ampliando sua atuação na região.

Para um dos fundadores da Grunner, o produtor de cana Mateus Belei, que junto com seus irmãos desenvolveu a tecnologia das Smart Machines, a busca por energias limpas e renováveis pressupõe inovação e a necessidade de se reinventar continuamente.

“O setor sucroenergético vive constantes desafios e dificuldades, que precisam ser superados com reinvenção e ideias que saiam do óbvio. Foi assim que nasceu a Grunner, essa empresa jovem e cheia de ideias inovadoras, que nasceu a partir das nossas dificuldades como produtores de cana. Para diminuir os custos de produção e obter mais produtividade, tivemos que nos reinventar e desenvolvemos uma solução realmente inovadora, que economiza 50% de combustível em comparação operações tradicionais, além dos benefícios para o meio ambiente e para a lavoura”, ressalta Belei.

Motor a etanol

“A busca por energia renovável e limpa deve seguir essa mesma linha de raciocínio de reinvenção, em um ecossistema que precisa ser sustentável. Por isso, uma das nossas apostas é o equipamento 100% etanol que estamos desenvolvendo com uma tecnologia inédita e que em breve estará disponível no mercado. Não existe outra alternativa mais eficaz, econômica e limpa do que o etanol. Dessa forma, estamos plenamente conectados com a proposta do Fórum do Nordeste na busca pela descarbonização, com muita inovação”, comemora o empresário.

Trazendo ainda mais inovação ao setor, durante a Agrishow 2024, a Grunner apresentou ao mercado o estudo, em parceria com a DSA, de Daniel Sofer, do motor movido a etanol para equipamentos pesados. “Uma das perguntas que mais nos fazem é como é possível transformar um motor a diesel em etanol e a resposta é pesquisa. Desenvolvemos e mudamos os injetores diesel pelos Injetores DSA de etanol e da central eletrônica diesel pela Central Eletrônica DSA para etanol. Nossa parceria com a Grunner é colocar o etanol como o protagonista que deve ser e limpar cada vez mais todo o ecossistema. Vamos ter motores muito mais limpos do que qualquer padrão que é aplicado hoje. Junto com a Grunner, estamos forjando uma revolução no mercado e é extremamente gratificante ver essa mudança acontecendo”, finaliza Daniel Sofer.

Sobre a Grunner

Um conceito de inovação para atender às necessidades dos produtores de cana-de-açúcar, a Grunner foi criada, em 2018, pelos irmãos Henrique, Lívia e Mateus Belei, tradicionais produtores de cana de Lençóis Paulista (SP).

Incomodados com o chamado “pisoteio” nas linhas de cana, os irmãos adaptaram um caminhão para executar a operação de colheita e aplicação de insumos. A estratégia aumentou a produtividade da fazenda, contribuiu para reduzir custos e ajudou no combate às emissões de carbono no processo agrícola.

Desde 2018, a companhia é parceria exclusiva da Mercedes Benz. O acordo permitiu que os caminhões da marca alemã recebessem o protocolo de tecnologia que deu origem às máquinas Smart Machines da Grunner. O sucesso dessa união fez com que as máquinas da Grunner fossem incluídas no ranking dos dez principais produtos da história da Mercedes, em 2021.

Recentemente, a Grunner obteve a concessão de patente de modelo de utilidade de uma tecnologia que há cinco anos faz parte da estrutura de suas máquinas agrícolas, as Smart Machines. Com a permissão autorizada pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), a empresa se tornou proprietária do título “conjunto de conversão para aumento de bitola das rodas de caminhões rodoviários para uso em lavouras diversas” em todo território nacional até 2033.

Mais informações: www.grunner.com.br


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem