Conheça 6 opções de microfranquias de alimentação para empreender com menos de R$135 mil

Com um ambiente econômico mais favorável, o setor de franquias no Brasil segue crescendo e atraindo novos investidores. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor registrou um crescimento nominal de 12,8% no segundo trimestre deste ano e alcançou uma alta de 15,8% no semestre, resultando em um faturamento de R$121,8 bilhões. 

A receita das franquias no período de abril a junho subiu de R$54,3 bilhões para R$61,2 bilhões, com o segmento de Alimentação entre os destaques desse avanço.

Para quem deseja aproveitar o bom momento do mercado e iniciar um negócio com investimento inicial acessível, as microfranquias de alimentação surgem como uma excelente opção. 

Com modelos de operação simplificados e voltados para diversos perfis de consumidores, essas franquias oferecem a oportunidade de empreender com menos de R$135 mil, e ainda assim, contar com o suporte e o potencial de expansão característicos do setor de franchising. 

Abaixo, apresentamos seis microfranquias de alimentação que aliam baixo custo e grande potencial de retorno, ideais para quem quer começar no mundo dos negócios com segurança e suporte.

Investir em microfranquias, como qualquer empreendimento, envolve riscos financeiros e operacionais. É essencial que o futuro franqueado realize uma análise cuidadosa das opções, estude o mercado e busque orientação profissional para alinhar o investimento com seus objetivos e garantir uma decisão bem fundamentada.

Confira. 

Frutassa

A Frutassa é uma rede de franquias especializada em alimentação saudável, que oferece um cardápio diversificado com lanches leves, sucos naturais, saladas de frutas e uma ampla gama de alimentos nutritivos. A marca se destaca por proporcionar uma operação simples e eficiente, ideal para quem deseja entrar no setor alimentício com baixo investimento e alta viabilidade operacional. Integrante da Hypper Brands, uma holding reconhecida por seu expertise no desenvolvimento de franquias de sucesso no segmento de alimentação, a Frutassa alia inovação e simplicidade para atender a crescente demanda por uma alimentação saudável e prática.

Valor de investimento: R$89,9 mil

Faturamento médio mensal: R$60 mil

Tempo de retorno: entre 9 e 18 meses

Site da empresa: http://www.frutassa.com.br 

CrepeFy 

A Crepefy é uma microfranquia de alimentação especializada no autêntico crepe francês no estilo europeu, com mais de 30 sabores entre opções doces e salgadas. Fundada em 2022 na cidade de São Paulo, a marca oferece uma experiência de consumo diversificada, atuando em três formatos: balcão em lojas físicas, delivery e eventos corporativos. Em 2023, a Crepefy entrou no franchising, disponibilizando três modelos de negócios: loja de rua, quiosque e contêiner. Atualmente, a marca faz parte da Hypper Brands, uma das principais holdings de franquias de alimentação do país.  

Investimento: a partir de R$75 mil

Faturamento médio mensal: a partir de R$35 mil após o ponto de equilíbrio

Tempo de retorno: entre 9 e 18 meses

Site da empresa: https://www.crepefy.com.br/ 

Pastel Di Fêra

A Pastel Di Fêra foi fundada em 2023, em Santo André, no ABC Paulista, pelo empreendedor e influenciador digital Bruno Guedes, que também comanda o perfil Dicas no ABC. Parte do grupo Hypper Brands, a rede se destaca por ser a única pastelaria 3 em 1 no Brasil, permitindo que franqueados operem em três áreas: eventos, salão e delivery. Com foco em pastéis clássicos de feira, a marca oferece mais de 25 sabores, entre doces e salgados, além de itens exclusivos como refrigerante e milk shake à base de caldo de cana, criando uma experiência única para seus clientes. 

Investimento: a partir de R$89,9 mil

Faturamento médio mensal: R$160 mil após atingir ponto de equilíbrio

Tempo de retorno: entre 9 e 18 meses

Site da empresa: http://www.pasteldifera.com.br/pt/sejaumfranqueado 

TDonuts

Fundada em 2021, a TDonuts é uma das maiores redes de franquias de donuts do Brasil, conhecida por sua receita exclusiva que garante uma massa sempre macia e sabores inovadores. Além dos tradicionais donuts doces, a TDonuts se destaca ao oferecer opções salgadas, com combinações que incluem ingredientes como bacon, cheddar, catupiry e presunto. A marca busca proporcionar uma experiência única aos consumidores, aliando qualidade e criatividade. Recentemente adquirida pela Hypper Brands, a TDonuts tem planos ambiciosos de expansão em todo o Brasil, focando em seu modelo de microfranquias acessíveis e operações simplificadas. A rede oferece suporte completo aos franqueados, com foco na administração eficiente e atendimento de excelência.

Investimento: a partir de R$39,9 mil

Faturamento médio mensal: R$40 mil após o ponto de equilíbrio

Tempo de retorno: entre 6 e 9 meses

Site da empresa: http://www.tdonuts.com.br 

Q! Donuts

Fundada em Campinas (SP), a Q! Donuts é uma rede especializada em donuts. Com diversos sabores para os paladares mais exigentes, os produtos oferecidos pela marca vão desde o donuts até cappuccinos e milk-shakes. As lojas contam com um ambiente alegre e descontraído, pensado para que os clientes se sintam acolhidos. Além disso, a marca lançou um modelo de negócio mais barato e com isenção de royalties durante o primeiro ano de operação.

Investimento: a partir de R$99,9 mil

Faturamento (mês): R$90 mil

Retorno do investimento: 24 meses

Site: https://qdonuts.com.br/ 

Rap Chef

Fundada por Israel Matias, a Rap Chef é uma inovadora rede de franquias de marmitas ultracongeladas que se destaca no mercado brasileiro. Com sede em São Paulo, a empresa foi criada com a missão de oferecer refeições saudáveis, acessíveis e deliciosas, idealizadas para atender especialmente mulheres, crianças e famílias. A Rap Chef começou sua jornada com uma linha fitness e, após uma fase de reinvenção, expandiu-se para um modelo de franquia bem-sucedido, contando hoje com mais de 500 freezers distribuídos por todo o Brasil. Cada unidade da franquia opera com o suporte total da marca, garantindo qualidade e satisfação tanto para os franqueados quanto para os consumidores finais.

Investimento inicial: a partir de R$ 20.900

Faturamento médio mensal: entre R$ 10.000 e R$ 50.000

Tempo de retorno: 6 a 12 meses

Site da empresa: https://www.instagram.com/meurapchefoficial/ 


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