Outubro Rosa na UPA de Brazlândia promove um dia de conscientização e cuidado

          Evento destaca a importância do autocuidado e oferece atividades para pacientes e colaboradores


Nesta quinta-feira (24), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Brazlândia se transformou em um espaço de conscientização e acolhimento, durante o evento de conscientização do Outubro Rosa, organizado pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF). O dia foi marcado por palestras, depoimentos emocionantes, momentos de interação e cuidados para pacientes e colaboradores. A ação reforça a importância da prevenção do câncer de mama e do cuidado integral.

O evento realizado em conjunto com colaboradores de diversos setores da unidade, foi marcado pela união e o envolvimento de todos em trazer conscientização e esperança para pacientes e suas famílias. A abertura contou com a presença de autoridades como a administradora da cidade, Luciana Lima, o deputado distrital Iolando Almeida (MDB), além da gerente da UPA, Célia Maria e do coordenador médico da unidade, Dr. Eduardo Sousa. Uma oração em agradecimento foi ministrada pelo pastor Uelinton Urany. “Entidades como a UPA cuidam do corpo, e nós estamos aqui por fé. Que o Senhor os abençoe abundantemente”, declarou o pastor.

Célia Maria destacou a importância da mobilização coletiva para que o evento fosse um sucesso. “Foi lindo ver cada colaborador, de cada área, contribuindo para que essa celebração acontecesse de maneira tão especial. Isso reflete o compromisso da nossa equipe em ir além do atendimento técnico e promover o bem-estar de todos que passam por aqui”, ressaltou.

A administradora da cidade, destacou a importância de campanhas como essa para aproximar a comunidade dos serviços de saúde. “Esse tipo de ação vai muito além da conscientização sobre o câncer de mama. É uma forma de mostrarmos à população que estamos aqui para cuidar de todos com carinho e dedicação, criando um vínculo de confiança. A UPA de Brazlândia se transforma em um espaço acolhedor, onde a prevenção e o cuidado caminham juntos”.

O deputado Iolando Almeida, presente na ocasião, também elogiou a iniciativa e falou sobre o impacto positivo que as campanhas como essa têm na comunidade. “Esses eventos aumentam a conscientização sobre o câncer de mama e mostram como a saúde pode ser tratada de forma mais humanizada. Parabéns a todos que colaboraram e desenvolveram para que o Outubro Rosa fosse lembrado com tanto carinho nesta UPA”, declarou o parlamentar.

A fisioterapeuta pélvica Ana Paula, da Clínica Pelvic, realizou uma palestra sobre “O Empoderamento da Mulher”, abordando temas voltados para a oncologia e os cuidados pós-mastectomia e pós-histerectomia, como a incontinência urinária. “Esses momentos são fundamentais para fortalecer o cuidado com a saúde da mulher, não apenas na prevenção, mas também no tratamento e recuperação após procedimentos oncológicos”

Em seguida, três mulheres, Johana Hitomi, Selma Ferreira e Williane de Andrade, que venceram o câncer, compartilharam seus depoimentos emocionantes, incentivando todos os presentes a não descuidarem da própria saúde. “A fé e a esperança foram minhas companheiras nessa jornada. Hoje, estar aqui curada compartilhando minha história é uma vitória”, relatou uma das participantes.

A tarde foi dedicada aos colaboradores da UPA e aos pacientes. As fisioterapeutas Franciele Chaves e Maria Eloisa proporcionaram aos colaboradores momentos de relaxamento com ventosas e massagens. Para os pacientes, atividades lúdicas fornecidas pela equipe do programa Humanizar, o projeto Dose de Alívio que inaugurou no mês passado na UPA trouxeram leveza e interação, brincadeira com jogos de tabuleiros e dominó foram oferecidos e interagidos com os pacientes. Além disso, cortes de cabelo, maquiagem e higienização de unhas foram oferecidos por profissionais da cidade, proporcionando um momento de embelezamento.

“Esse evento é uma oportunidade única de lembrar que a saúde começa pelo autocuidado, tanto para os pacientes quanto para nós, profissionais. A interação e leveza traz intervalo ao ambiente hospitalar, que muitas vezes é pesado”, destacou Franciele. “Nós plantamos uma sementinha com o Outubro Rosa, e eu acredito que essa conscientização vai crescer e fazer a diferença na vida de muitos”, completou Célia Maria, gerente da UPA.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem