BRB

HMB recebe Menção Honrosa por iniciativa de gestão de resíduos

Compromisso com a sustentabilidade e engajamento dos colaboradores no processo de descarte correto foram destaques no projeto premiado

O Prêmio Amigo do Meio Ambiente ressalta o cuidado e a responsabilidade que o Hospital Municipal da Brasilândia - HMB tem com a sociedade, unidade gerida pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento - IMED
Vários setores do HMB participaram da organização, elaboração e execução do plano de ação. (Foto:IMED)


O Hospital Municipal da Brasilândia (HMB) – Adib Jatene, da Prefeitura de São Paulo, recebeu Menção Honrosa de Hospital Amigo do Meio Ambiente em 2024. Neste ano, 189 projetos de 15 estados foram enviados refletindo o crescente comprometimento das instituições de saúde com a sustentabilidade e a proteção ambiental. A premiação destacou a iniciativa “Guardiões dos Resíduos para Monitoramento do Descarte”, lançada em maio com objetivo de melhorar a gestão dos resíduos hospitalares.

A eficácia do plano implementado fica clara pelos números: de janeiro a setembro, o HMB conseguiu reduzir significativamente o volume de resíduos gerados, passando de 60.039 kg em janeiro para 24.263 kg em setembro, o que representa uma diminuição de 59,57%, evidenciando o sucesso das ações adotadas no controle e descarte dos materiais hospitalares.

Além disso, houve melhora na qualidade do ar devido à redução da pegada de carbono — que é a quantidade de gases de efeito estufa, especialmente dióxido de carbono (CO₂), emitidos pela atividade humana. A emissão total de CO₂e (equivalente de CO₂) foi de 89.811,4 kg no início do ano, com um pico de 117.871,80 kg em março. Em setembro, esse valor foi caiu para 36.377 kg CO₂e, resultando em uma redução total de 53.434,4 kg, representando uma diminuição superior a 50%.

“Nossa missão foi implementar práticas eficazes de gestão de resíduos, sempre de acordo com as regulamentações dos órgãos responsáveis e com foco na proteção da saúde pública. A equipe dos Guardiões dos Resíduos está comprometida com a melhoria contínua, e é uma grande alegria ver esse esforço reconhecido com o prêmio”, conta Carla Ribeiro, Supervisora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH).


Sustentabilidade

O objetivo é voltado para garantir que todos os resíduos sejam descartados de maneira segura e em conformidade com as regulamentações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), especialmente a RDC nº 306/2004. E, ao cumprir as normas, o projeto ajuda a criar uma cultura de sustentabilidade dentro do hospital. Entre as ações realizadas estão treinamentos especializados, simulações de emergência e o monitoramento contínuo da equipe, com auditorias mensais e feedback constante para ajustar as práticas de descarte de resíduos.

Para Karina Albano, gerente assistencial do HMB, o engajamento da equipe foi fundamental para o sucesso do projeto. “Cada colaborador, independentemente de sua função, teve um papel importante na implementação e no cumprimento das novas práticas de descarte. O comprometimento coletivo com a causa ambiental e a segurança dos pacientes fortaleceu ainda mais nossa capacidade de alcançar resultados tão significativos”, afirma.


Compromisso ambiental do HMB

A honraria, concedida anualmente pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, reconhece as melhores iniciativas de proteção ambiental e sustentabilidade entre as organizações públicas e privadas que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS). O Hospital Municipal da Brasilândia (HMB) conquistou pela primeira vez uma Menção Honrosa com o conjunto de ações voltadas para o cuidado com a natureza.

A ação, implementada por um esforço conjunto de diversos profissionais da instituição, foi supervisionada por Carla Ribeiro. A liderança da organização interna ficou sob responsabilidade das coordenadoras Dayse Souza Cruz (administrativo) e Francisca Iranni Alves de Morais (laboratório). Já a integração das equipes e aplicação das novas práticas estiveram a cargo de Karina Albano, junto com a coordenadora de higienização Priscila Sant’Ana, o técnico de Segurança do Trabalho, Washington Fernando, e a enfermeira Raymara Alves da Silva.

“É uma prioridade, para nós, continuarmos desenvolvendo propostas como o ‘Guardiões dos Resíduos’, que garantem a conformidade com as normas de segurança e sustentabilidade, além de reforçar nossa responsabilidade com a saúde pública e a preservação ambiental. Estamos empenhados em melhorar continuamente nossas práticas e inspirar outras instituições no mesmo caminho”, reforça Carla Ribeiro de Souza.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem