Brasília (DF) 22/12/2024 - Desabamento da ponte em rodovia federal que liga Aguiarnópolis a Estreito e determina força-tarefa para o local - Foto: Bombeiros Militar/Governo do Tocantins |
Uma pessoa confirmada morta e 16 desaparecidas após colapso
Com informações de Andreia Verdélio – Repórter da Agência Brasil | Edição: Emerson Tormann
Uma tragédia ocorreu neste domingo (22) quando a ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga os estados do Tocantins e Maranhão, desabou. De acordo com as informações mais recentes, 16 pessoas estão desaparecidas, uma morreu e outra está hospitalizada.
A ponte, localizada na BR-226, conecta os municípios de Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO). O colapso ocorreu por volta das 14h50, e o Corpo de Bombeiros do Maranhão e do Tocantins estão realizando buscas no rio por pessoas desaparecidas.
O governador do Maranhão, Carlos Brandão, confirmou a morte e expressou solidariedade às famílias das vítimas. Já o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, afirmou que há vítimas e veículos submersos, com profundidade superior a 50 metros.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) interditou totalmente a área e enviou equipes para avaliar a situação e apurar as causas do desabamento. O ministro Renan Filho (Transportes) está no local, junto com os governadores, para prestar apoio ao resgate e à investigação.
Devido ao acidente, a BR-226 foi interditada. O DNIT divulgou rotas alternativas:
- Do Tocantins para o Maranhão: Darcinópolis até Luzinópolis, depois BR-230 até o km 101 (São Bento), sentido Axixá e Imperatriz (MA).
- Do Maranhão para o Tocantins: Estreito até Porto Franco, depois BR-010 até Imperatriz.
A contaminação da água do rio Tocantins é uma preocupação, pois caminhões que transportavam substâncias químicas caíram da ponte. A população foi alertada para evitar o consumo e banho nas águas do rio. A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) paralisou temporariamente os sistemas de captação, tratamento e produção de água em Imperatriz.