BRB

Governo inicia distribuição de kits de sementes a agricultores familiares do DF

O Governo do Distrito Federal, em seu compromisso de levar qualidade de vida ao homem e à mulher do campo, realiza hoje a entrega de um insumo prioritário: a semente. Em parceria com a Conab, estamos entregando sementes de milho, feijão e amendoim. Isso é fundamental para levar renda e benefícios a essas famílias rurais, somando-se a outros tantos benefícios que o GDF ofereceu ao longo de 2024 e continuará oferecendo em 2025


Entrega simbólica dos insumos contou com a presença da governadora em exercício Celina Leão e faz parte da primeira chamada pública do Programa de Aquisição de Alimentos do GDF


Por Victor Fuzeira, da Agência Brasília | Edição: Ígor Silveira

O Governo do Distrito Federal (GDF) iniciou, nesta sexta-feira (10), a distribuição dos kits de sementes distribuídos pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri) a famílias de agricultores assentados. A entrega faz parte da primeira chamada pública do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA – Sementes) e contou com a presença da governadora em exercício Celina Leão.

Na ocasião, a chefe do Executivo ressaltou que a ação busca fortalecer a produção agrícola sustentável, além de contribuir para a segurança alimentar dessas famílias. "A produção agrícola familiar é essencial para preservar o cinturão verde do Distrito Federal. São os homens e mulheres do campo que estão preservando essas áreas", disse.

A entrega dos kits de sementes ocorre em um momento estratégico para a produção rural no DF: o início da segunda safra. O período ocorre após a colheita da primeira safra e permite aos agricultores utilizar o mesmo terreno para plantar novamente no mesmo ano agrícola.

A entrega faz parte da primeira chamada pública do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA – Sementes) e contou com a presença da governadora em exercício Celina Leão | Fotos: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília


"Nós vamos ter um acompanhamento técnico da Emater e da Seagri, ajudando a plantar, com todo o maquinário necessário, e até mesmo a escoar essas produções. Aqui, no DF, o trabalho tem começo, meio e fim", destacou. "Temos certeza de que essas sementes vão frutificar com o apoio dos nossos técnicos e agricultores. Vamos plantar milho, mandioca, abóbora, quiabo e tantos outros produtos que fortalecem a nossa agricultura familiar."

Famílias beneficiadas

Nesta primeira etapa, foram beneficiadas 250 famílias de produtores rurais dos assentamentos Estrela da Lua e Patrícia Aparecida (Paranoá); Fazenda Larga (Planaltina); Santarém (Ceilândia); 1º de julho, Nova Camapuã e 15 de agosto (São Sebastião). Eles receberam 11 toneladas de insumos, entre sementes de milho crioulo, feijão-carioca e amendoim.

"Essa doação diminui muito o custo para nós que somos produtores e consequentemente ajuda a reduzir o valor final cobrado no produto comercializado", diz o produtor rural Giliardi Bento Antunes


"O milho é a segunda cultura mais importante do Distrito Federal, só perdendo para a soja, e é fundamental para a alimentação humana e animal. A capital é uma das maiores produtoras de feijão do Brasil, com uma média de produtividade quatro vezes superior à média nacional", detalhou o secretário de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, Rafael Bueno.

Os alimentos são selecionados pela Seagri conforme a demanda de cada comunidade. Todos os beneficiários estão assentados em locais implantados pelo GDF e possuem Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAF), além de inscrição no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF).

Para a agricultora Michelly Sllany Ornelas, 40, as sementes chegam em boa hora: "Essa chuvinha de janeiro é excelente para plantar"


Entre os beneficiários, está o produtor rural Giliardi Bento Antunes, 38 anos, de São Sebastião. "Tenho uma criação de galinhas para comercialização de ovos e esse milho é muito importante para a gente usar na alimentação dos animais", explicou. "Essa doação diminui muito o custo para nós que somos produtores e consequentemente ajuda a reduzir o valor final cobrado no produto comercializado".

Para a agricultora Michelly Sllany Ornelas, 40, as sementes chegam em boa hora. "Vai ajudar muito porque essa chuvinha de janeiro é excelente para plantar. Com essas sementes boas e dando bom, como a gente costuma dizer no campo, com certeza a gente vai conseguir produzir, vender e vamos faturar bem esse ano", celebrou.



O programa

O PAA apresentou resultados expressivos em 2024. Ao todo, 263 instituições foram atendidas por meio do programa, beneficiando diretamente mais de 68 mil pessoas. Além disso, 224 agricultores familiares participaram, fornecendo 161.478 toneladas de alimentos.

O agricultor rural interessado em participar da iniciativa pode consultar o edital completo no site da Seagri. Vale ressaltar que a distribuição de todos os kits de sementes respeita as condições estabelecidas no documento.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem