Coordenador do Compliance, Eduardo Corrêa, destaca importância de mediar e solucionar conflitos na área da saúde
Com ampla experiência em mediação de conflitos, gestão hospitalar e compliance, Eduardo destacou que os conflitos, podem ser administrados para fortalecer os relacionamentos e melhorar o clima organizacional. “A gestão de conflitos na área da saúde é essencial para mediar, minimizar e solucionar situações visando a harmonia no ambiente de trabalho e a eficiência na prestação de serviços. Líderes passam, em média, 20% do seu tempo lidando com conflitos. Por isso, identificar e resolver essas situações na fase inicial é fundamental para evitar complicações futuras”, afirmou o palestrante.
Corrêa também abordou os conflitos mais frequentes no setor da saúde, como divergências sobre condutas médicas, sobrecargas de trabalho e relacionamentos com pacientes e fornecedores. Ele apresentou técnicas de prevenção, resolução e a importância de criar um ambiente onde as regras disciplinares sejam claras e respeitadas. “Podemos trabalhar com leveza, sem cruzar barreiras estabelecidas. Escutar é uma ferramenta essencial na gestão de conflitos,” ressaltou.
O encontro também foi uma oportunidade para reforçar a diferença entre os papéis de gestores e líderes no contexto organizacional.
Ao final, os participantes compartilharam suas percepções e desafios, enriquecendo ainda mais o aprendizado. O PDL segue como uma importante iniciativa do IgesDF para capacitar gestores, aprimorar a cultura organizacional e fortalecer o atendimento aos pacientes.